A imagem do suposto Xbox Scorpio pulicada neste post não é oficial e é meramente ilustrativa.

A imagem do suposto Xbox Scorpio pulicada neste post não é oficial e é meramente ilustrativa.

A Microsoft quer transformar o ciclo tradicional de vida dos consoles com o Xbox Scorpio. Mostrado pela primeira vez durante a conferência da E3 de 2016, o console possui um poder significativamente maior do que os consoles da atual geração, além de trazer também um software operacional renovado. Em outras palavras, o Xbox Scorpio fará de 2017 um ano muito interessante para não somente caixistas, mas jogadores em geral.

Confira a nossa pesquisa sobre o novo console da Microsoft:

Performance

O Project Scorpio vai ter uma CPU de 8 núcleos de uma empresa ainda desconhecida e uma placa gráfica de 6 TFLOPs de potência. Vai ter também uma banda de memória de 320GB por segundo.

De forma simplificada, o núcleo gráfico vai ser capaz de competir de igual para igual com as placas gráficas de ponta. A mais nova Nvidia GeForce GTX 1070 tem 6,5 TFLOPs, por exemplo. Quando Scorpio for lançado, ele vai ser equivalente a um PC Gamer de capacidade média, que é como a maioria dos consoles são quando lançados.

Phil Spencer, chefe do Xbox na Microsoft, disse a The Verge que o Scorpio vai parecer uma nova geração em termos de lealdade gráfica.

“EU ACREDITO QUE A MUDANÇA PARA O SCORPIO VAI SER TÃO DRAMÁTICA QUANTO A MUDANÇA PARA UMA NOVA GERAÇÃO EM TERMOS DE QUALIDADE VISUAL”, DISSE SPENCER.

Tabela comparativa entre Xbox Scorpio, Xbox One e PS4 PRO

Jogos

Inicialmente, a Microsoft disse que o Scorpio não teria qualquer exclusivo, mas essa posição não é tão clara quanto pensávamos. Todos os jogos atuais de Xbox One rodarão no novo console, mas a Microsoft não descartou a possibilidade de aparecem exclusivos.

Em entrevista, um executivo sênior da Microsoft disse que estaria nas mãos dos desenvolvedores criar jogos exclusivos para o Scorpio se eles quisessem.

“NÃO SEI DISSO. VEREMOS. ESTÁ NAS MÃOS DA COMUNIDADE DE DESENVOLVEDORES; O QUE ELES QUEREM FAZER”, DISSE SHANNON LOFTIS, DIRETOR GERAL DE GAME PUBLISHING DA MICROSOFT.

Desde o anúncio original, a CNET publicou uma entrevista com o chefe de operações da Xbox, Dave McCarthy, afirmando que a Microsoft está procurando criar uma experiência sem igual para desenvolvedores para que seja fácil criar para Xbox One, Scorpio e Windows 10 ao mesmo tempo.

McCarthy anteriormente tinha dito que o Scorpio iria acabar com o ciclo de atualização dos consoles, com jogos funcionando entre plataformas. Isso faz total sentido quando se considera por exemplo o Xbox Play Anywhere, onde se pode comprar jogos digitais de Xbox One e jogar também no PC.

Podemos seguramente dizer que essa abordagem irá se aplicar também ao Scorpio, fazendo com que as atualizações de hardware se tornem cada vez mais rápidas, assim como acontece nos PCs. Ainda assim, os consumidores poderão continuar com seus consoles por múltiplos anos até que ele se torne obsoleto. Tudo isso é especulação, mas segue uma lógica reiterada.

Preço

Nada foi anunciado até agora. O console ainda está tão distante que é difícil de fazer qualquer previsão. Porém, considerando as especificações e assumindo que a Microsoft vai vendê-lo com pouca margem de lucro, estamos imaginando algo em torno de 600 dólares americanos.

Falando com a AusGamers, Phil Spencer disse que Scorpio está mirando em ser um console de bom preço e não pretende competir com PCs gamers de ponta.

“QUANDO EU FALO SOBRE O SCORPIO, O TERMO QUE EU USO SOBRE SUA ARQUITETURA NÃO É OS SEIS TERAFLOPS, QUE É O QUE ANUNCIAMOS, É SOBRE EQUILÍBRIO. O QUE VOCÊ QUER É UMA PLATAFORMA QUE EQUILIBRA BANDA DE MEMÓRIA E PODER GRÁFICO, A HABILIDADE DE MOVER MEMÓRIA DE VÁRIAS MANEIRAS PARA MELHORAR A PERFORMANCE DE SEU JOGO. QUANDO DESENVOLVEMOS O SCORPIO, PENSAMOS SOBRE ESSE EQUILÍBRIO ENQUANTO MANTEMOS UM PREÇO COMPETITIVO. JUSTAMENTE POR ISSO SOMOS CAPAZES DE FAZER ESSE EQUILÍBRIO ENTRE TODOS OS COMPONENTES E FAZER COM QUE SEJA ALGO QUE REALMENTE SEJA IMPORTANTE PARA OS CONSUMIDORES E GAMERS.”

Com essa afirmação, é possível afirmar que o preço será realmente algo próximo de U$ 600,00.

Lançamento

O Xbox Scorpio será lançado durante a época de férias do hemisfério norte, o que nos deixa com uma janela provável de novembro a dezembro para botar as mãos no produto. Os últimos lançamentos de consoles geralmente acontecem nesta época por conta dos inúmeros feriados, como Dia de Ação de Graças nos EUA e Natal. É seguro afirmar, então, que muito possivelmente veremos o console chegando ao Brasil também pouco depois dessa época. Apesar de rumores apontarem para um lançamento oficial no país, ainda não temos a confirmação de que isso irá acontecer tão cedo.

O que vocês acharam do novo console, vai ultrapassar o PS4? Deixe sua opinião nos comentários e até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.