A caça aos sites de SCANS começou!

A caça aos sites de SCANS começou!

A editora Panini Comics começou uma caçada a sites de scans

Na tarde desta quinta feira, 4 de Maio, a Panini Comics solicita através de e-mail a remoção de scans ilegais de quadrinhos que ela possui direitos de distribuição no Brasil.

O anúncio foi feito pela página no Facebook da equipe HQ Ultimate, um dos vários sites brasileiros que disponibiliza diversas scans. Junto do anúncio de que todo o conteúdo pertencente à Panini Comics seria removido de seu menu, um excerto do e-mail enviado pela Panini Comics à equipe:

“a remoção integral de todas as scans de quadrinhos da Marvel e DC Comics (incluindo quaisquer selos como a Wildstorm e a Vertigo), que estão sob copyright da Panini Brasil(…)”.

Segundo o anúncio, a equipe HQUltimate removeu seus scans disponíveis para demonstrar boa fé e respeito para com a Panini Brasil. Assim como a HQ Ultimate, outros sites que disponibilizam materiais destes selos devem também remover seus conteúdos.

No Brasil uma caçada semelhante começou 7 anos atrás, porem para cada site fechado 10 novos surgiram, o que tornou inviavel para a editora começar sua campanha, porem agora parece que vai voltar com ela.

Muito do material dos scans nunca chega no brasil, ou é exclusivamente para livrarias ou comicshops, sendo que o maior mercado ainda é em banca, muitas cidades não possuem livrarias especializadas e muito menos comicshops.

A caçada de scans é uma tremenda burrada, a maioria dos leitores baixa os scans para ver se a historia é boa, geralmente comprando as historias que são boas e deixando de comprar as ruins, os colecionadores de quadrinhos tem essa fixação em colecionar, sendo assim caçar os scans não vai aumentar as vendas.

O efeito de caçar sites e blogs de scan é apenas temporário, pois mesmo que sites caem muitos outros vão surgindo com novas equipes de tradução, é uma pena que a Panini ainda não tenha se adaptado a era da internet, especialmente pelo fato de que download gratuito não é considerado pirataria, mas em alguns casos pode violar o termo de serviço da hospedagem do site obrigando seu fechamento.

O que são sites de Scans?

Em primeiro lugar temos que definir o são scans. Scans são quadrinhos digitalizados, que podem ler lidos no computador ou qualquer dispositivo digital que dê suporte aos formatos PDF e/ou cbr e cbz. Os scans, em sua grande maioria, são compostos de títulos que ainda não foram publicado no Brasil ou então de material antigo, fora de catálogo.

Os sites de Scan são mantido por fãs. São pessoas que baixam a revista de servidores nos EUA – também via P2P -, traduzem, apagam os balões em inglês, reescrevem os balões em Português e então compartilham o arquivo através de seus computadores. Esta é uma manifestação cultural de fãs; pessoas reunidas em função de uma paixão em comum, que são os quadrinhos.

Materia Total hero sobre leituras de arquivos em CBR: LEIA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO FORMATO CBR NO SEU CELULAR E TABLET.

Até a próxima!


 

Music Business

About The Author

Hero Master

Carioca, 28 anos, gerente de projetos de TI e midias digitais. CEO de Midias Digitais da Agência H4Digital

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.