Entrevista com Marcos Gratão (Desenhista e Parceiro Total Hero)

Entrevista com Marcos Gratão (Desenhista e Parceiro Total Hero)

Entrevista com Marcos Gratão (Desenhista e Parceiro Total Hero)

Fala Galera, logo abaixo vocês irão encontrar uma entrevista da mais nova grande parceria do Total Hero, o desenhista Marcos Gratão, que inclusive já faz parte do rol de colunista do Total Hero e virá com novidades toda semana com conteúdos exclusivos e vídeo-aulas exclusivas também, aguardem!

Espero que gostem, e leia logo abaixo a entrevista:

1. Olá, Marcos. Você é um cara que tem vários trabalhos publicados e é bastante conhecido no mundo dos quadrinhos nacionais. Fale um pouco sobre você para o público do Total Hero!

Meu nome é Marcos Fernando Gratão, tenho 38 anos, sou casado e tenho um filho! Trabalho com design e artes visuais e gráficas desde 2000, mas faço quadrinhos praticamente a minha vida toda. Minhas primeiras páginas de quadrinhos foram feitas  aos dois anos, e de lá pra cá eu nunca parei de desenhar, sempre buscando aprimorar meu desenho. Graças a Deus eu consigo perceber um aprimoramento no meu traço a cada dia, e isso só é possível por causa do treino diário e a busca em aprimoramento.

2. Fale um pouco da sua trajetória nos quadrinhos, tanto impressos quanto digitais.

Minha primeira publicação foi o fanzine Enemus, de 1996. Fanzines era revistas artesanais, feitas com xerox e como naquela época era difícil o acesso a computadores, toda a arte e os textos eram feitos à mão. Enemus teve um destaque legal no mundo do fanzine e também chegou a ser divulgado na revista Wizard. Depois vieram os meus fanzines no estilo Mangá, como o OFICINA (que trazia historias produzidas por mim e pelos alunos do meu curso de quadrinhos) e também o SDC (Shonen Doujinshi Comics), que sempre era divulgado na revista Animax.

No ano 200 surgio o mangá ATSUI*NE! Que era todo colorido e em capítulos onlines, publicados semanalmente no site Animezine.org

Em 2006 em parceria com meu amigo Luis Scrignolli criamos o HQNAdo, um site que trazia quadrinhos online de vários artistas indies brasileiros, e a grande novidade eram os videoquadrinhos!

Em 2010 comecei a trabalhar com o jornal O Liberal, de Araçatuba – SP, onde publicava minhas histórias em quadrinhos semanalmente. Todo sábado a garotada lia um capítulo novo com 4 páginas de Eco Robô, Ata-Man, Porco Ninja, Ajudante de Alienígenas e muitos outros títulos.

Agora é hora de Produzir Quadrinhos com a galera. A ideia é fazer todo mundo produzir seus próprios quadrinhos e divulgar suas ideias, trazemos aulas em vídeo e também divulgamos o material que é produzido aqui no Brasil para que as pessoas conheçam o que nossos artistas estão fazendo. Outra coisa bacana do site Produzindo quadrinhos é que trazemos uma revista semanal chamada INSPIRACIONAL, com dois ou três artistas top do mercado por edição, para que a pessoa folheie a revista, se inspire e saia desenhando.

3. Como você definiria seu estilo, uma mistura de mangá e comics?

Sim, pois são fortes influências. Estou sempre á procura de criar um material com a minha cara, mostrando tudo o que eu gosto no traço. A narrativa dos meus quadrinhos são basicamente baseadas no mangá, pois gosto muito da liberdade que a internet nos dá de fazermos quantas páginas de quadrinhos quisermos, não precisamos nos limitar a um numero fixo de páginas, então, gosto de fazer sequencias detalhadas, com várias mudanças de câmeras e focar nas expressões faciais, como eu um filme.

4. Por quê ensinar as pessoas a desenhar e fazerem quadrinhos?

Eu acho importante que todos aqueles que tenham uma história para contar consigam se expressar. Um heróis só existe se você consegue ler suas aventuras, sentir os seus dramas e correr perigo junto com ele. Por isso acho que todos devem conseguir tirar seus personagens de dentro de suas cabeças e coloca-los no papel, dando vida a ele.

5. Quais os próximos projetos para este ano?

Este ano focarei no meu curso de desenho para histórias em quadrinhos, uma coisa que muita gente me pede, finalmente trarei meu método de desenho para que seja acessado e aprendido. Na área de quadrinhos pretendo dar continuidade às minhas revistas Adão e Enemus, que fizeram sucesso entre os leitores, uma excelente aceitação. A novidade deste ano fica para o novo projeto em conjunto com outros 6 autores de quadrinhos, entre eles o parceiro  Eberton Ferreira, onde reunimos nossos 7 heróis em uma aventura na Amazônia. Essa aventura terá vídeo quadrinhos, HQs Digitais e impressas que vocês poderão conferir aqui no Total Hero!

6. O que dizer aos jovens que estão entrando nesse mundo e querem fazer seus próprios quadrinhos?

Esta é a melhor hora para investirem em aprender e desenvolver seus traços e estilos! Vale a pena se dedicar em melhorar seus desenhos e as formas de contar sua histórias, pois com a internet ficou muito fácil publicar seu próprio material!

7. Como entrar em contato com você e saber mais sobre seu trabalho?

Estou a disposição de todos que quiserem entrar em contato comigo para saberem mais sobre produzir histórias em quadrinhos e trocar idéias sobre o assunto. Meu site é www.marcosgratao.com e meu email é marcos.gratao@gmail.com – Podem entrar em contato comigo também pelo facebook, twiter e instagram.

Muito obrigado ao Total Hero pela oportunidade!!!

Entrevista ao site Zine Brazil em 2005: https://sites.google.com/site/zinebrasil02/marcos_gratao

 Entrevista sobre quadrinhos pro Bigorna em 2011:

http://bigorna.net/index.php?secao=dezmelhoresgibis&id=1305083727

 Vídeo Quadrinhos do HQNado: https://www.youtube.com/watch?v=eAcFn7SX2VE&list=PL7BE272FF6B298899&index=6

Comentem logo abaixo o que acharam desta mais nova parceria de sucesso!

Até a próxima!


 

banner_728x90

6 Responses

  1. Alan Yango

    Legal. Tenho acompanhado o trabalho do Gratão desde que publicávamos no fotolog Terra. Votos de muito sucesso hoje e sempre.

    Responder
    • Bruna Pitorra
      Bruna Pitorra

      Ola Alan, obrigado pelos elogios ao Gratão! Certamente é uma das nossas melhores parcerias que temos, ele se encaixa perfeitamente com nosso público e projetos!

      Responder
  2. Marcus Alencar

    Parabéns pela entrevista, Bruna, muito bem conduzida. O Marcos Gratão é um ótimo exemplo de desenhista independente que busca a todo mundo fazer algo diferente, seja ensinando, criando novos personagens ou divulgando seu trabalho pelas redes sociais. É desse perfil empreendedor que o cenário independente precisa para se destacar e ter cada vez mais a atenção devida.
    Obs: Vigilantes é uma HQ muito boa. Adorei, rs.

    Responder
    • Bruna Pitorra
      Bruna Pitorra

      Ola Marcus Alencar, Obrigado pela palavras em relação a nossa entrevista que realmente foi espetacular! O Marcos já e um dos nosso principais parceiros e vamos crescer juntos em nossos projetos.

      Venha ai vídeo-aulas exclusivas do Marcos e também a venda de seus quadrinhos em formato digital pela COMIC PRESS.

      Aguardem as novidades!

      Responder
  3. Odoberto Lino

    O Marcão é uma Fabrica de produzir quadrinhos \o/
    sucesso sempre mestre \o

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.